Inquérito Sobre Doenças Visuais

Fizemos um inquérito a 60 jovens de Espinho, 30 do sexo masculino e 30 sexo feminino.
50% dos rapazes têm problemas visuais, 75% dos quais usam óculos e apenas 25% usam lentes de contacto.
56,25% das raparigas têm problemas visuais, 66% das quais usam óculos e 34% usam lentes de contacto.


50% dos que têm problemas visuais, usam os óculos ou as lentes diariamente, enquanto que os outros 50% apenas os/as utilizam em casa ou na escola.
21,43% daqueles que não usam óculos, apesar de não usarem actualmente, já usaram na infância.
Outra pergunta do nosso inquérito foi: “Qual a anomalia visual que possui?” e, depois de realizarmos o inquérito, constatámos que nenhum dos inquiridos sofria de cataratas, o que comprova que é uma anomalia com baixa frequência nos jovens. Em contrapartida, aquela que mais inquiridos possuem é a miopia. Também verificámos que é frequente que uma mesma pessoa possua miopia e astigmatismo.
Aos inquiridos que possuem doenças visuais e aqueles que já possuíram, perguntámos com que idade tinham descoberto que precisavam de usar óculos. O intervalo de idade onde é mais frequente descobrirem-se doenças visuais é entre os 8 e os 14 anos.
A quinta pergunta no nosso inquérito foi “Já alguma vez ouviu falar sobre a operação a laser?”. Verificámos que são muito poucas as pessoas que ainda não ouviram falar sobre esta operação, cerca de 5%.
A última pergunta do nosso inquérito era mais aberta, onde perguntámos aos inquiridos qual a sua opinião sobre esta operação.
A opinião de que esta operação é bastante favorável e uma grande descoberta é unânime entre todos os inquiridos. Os aspectos onde diferem as opiniões é sobre a quantidade e qualidade da informação sobre esta operação pois, enquanto uns afirmam que existe informação suficiente, outros acham que há escassez da mesma.
65% daqueles que têm problemas visuais afirmaram que, no futuro, pretendem fazer esta operação.
São também aqueles que têm problemas visuais que afirmam que há informação suficiente, o que se entende facilmente tendo em conta que quando vamos a uma consulta de oftalmologia e temos problemas visuais, somos logo informados acerca da possibilidade de fazer esta operação a partir dos 18/20 anos, idade onde a miopia começa a estabilizar.