Anomalias Visuais

Os quatro principais tipos de anomalias visuais, mais frequentes na sociedade são:

-Miopia
-Hipermetropia
-Astigmatismo
-Presbiopia

Vamos descrever, resumidamente e com a ajuda de alguns esquemas, em que consiste cada uma dessas anomalias:

Miopia
Na imagem, o olho do lado esquerdo, ilustra um olho míope e, o olho do lado direito, representa a compensação da miopia através de uma lente negativa. A imagem de um objecto situado no infinito (na prática a mais de 5 metros), é formada dentro do olho antes da retina. A colocação de uma lente negativa ou divergente (mais fina no centro que no bordo), permite a compensação desta deficiência através da formação de uma imagem nítida na retina.




Hipermetropia



Neste esquema, apresenta-se à esquerda um olho hipermetrope. Nesse olho, a imagem de um objecto no infinito, forma-se após a retina o que significa que o indivíduo vê uma imagem desfocada de todos os objectos ao longe e pior ainda ao perto. Se em frente a um olho hipermetrope for colocada uma lente positiva ou convergente, então a imagem já se forma ao nível da retina permitindo boa visão ao longe e ao perto.



Astigmatismo



O astigmatismo é um pouco mais difícil de descrever, mas pode ver-se na figura que consiste numa focagem correcta na retina apenas de uma parte da imagem, apenas existe um meridiano segundo o qual a focagem é correcta. Nos restantes meridianos, o foco pode estar antes ou depois da retina (pode mesmo estar um foco antes e outro depois). O astigmatismo compensa-se com lentes tóricas.


Presbiopia

A presbiopia é um problema visual de natureza diferente das anteriores. É notada pela dificuldade de visão ao perto a partir dos 40 - 45 anos de vida, numa pessoa cuja visão ao longe sempre foi e continua a ser boa. Para ler com maior nitidez e conforto, é necessário afastar um pouco a leitura. Não existe qualquer tratamento eficaz para a presbiopia, mas também, é dos defeitos visuais talvez o menos incomodativo, pois é facilmente compensado com o uso de lentes para perto, sendo muito práticos os óculos tipo meia lua. Note-se que a dificuldade inicial que é ligeira, vai aumentando progressivamente até estabilizar por volta dos 60 - 65 anos, bastando trocar as lentes cada dois anos, em média.

Existem ainda outros tipos de anomalias, menos frequentes, tais como:
-Estrabismo
-Cataratas
-Daltonismo
Estrabismo: A sua causa é uma falta de coordenação dos músculos extremos dos olhos; os dois olhos não focalizam simultaneamente o mesmo objecto; pode ser constante ou intermitente.
Cataratas: Condição dos olhos em que as lentes do cristalino, ou a sua cápsula, tornam-se opacas, com perda da nitidez visual, geralmente pode ser tratada através de uma operação ou outros processos médicos.
Daltonismo: O daltonismo é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica. Actualmente não existe nenhum tipo de tratamento conhecido para este distúrbio. Porém, um daltónico pode viver de modo perfeitamente normal, desde que tenha conhecimento das limitações da sua visão.