INTRODUÇÃO

Uma das partes mais difíceis do nosso trabalho foi a selecção do tema a trabalhar, não tínhamos dúvidas que queríamos fazer um trabalho relacionado com o corpo humano, mas tinha-mos que escolher algo mais especializado que pudesse-mos aprofundar. Depois de várias hipóteses colocadas, escolhemos um tema: “O Olho Humano”. Mal seleccionamos o tema surgiram logo várias ideias e decidimos abordar mais aprofundadamente os seguintes temas:

§ Anatomia do olho
§ Processamento da visão
§ Visão de alguns animais
§ Doenças visuais
§ Genética aliada ao olho humano
§ Ilusões ópticas

É sem dúvida um trabalho que nos diz respeito a todos pois é um tema que abrange um órgão comum a todos nós, por isso, o nosso objectivo é dar a conhecer certos aspectos sobre este órgão.
São poucas as pessoas que têm conhecimento sobre como se processa a nossa visão e neste trabalho explicamos esse processo de uma forma acessível a todos e de fácil compreensão. Além disso, ninguém está isento de ter uma doença visual e, com este trabalho, pretendemos disponibilizar informação sobre essas doenças, sobre as formas de prevenir essas doenças, a quem se dirigir se sentir alguma anomalia na sua visão e mesmo o tipo de lentes necessários para corrigir essas anomalias.
Outro aspecto está relacionado com os erros do senso comum que permanecem na nossa sociedade geração após geração relativo á visão dos animais ou mesmo sobre a cor dos olhos. Apesar de a ciência ainda ter várias dúvidas sobre a visão de alguns animais, a visão de outros é já conhecida e vem contrariar muito daquilo que se pensava. Quanto á cor dos olhos a ciência ainda não consegue explicar totalmente a transmissão genética que codifica a cor dos olhos da descendência, mas já possui uma grande informação sobre esse aspecto.
Isto é apenas uma pequena introdução da vasta informação contida neste trabalho.