A Genética e o Olho Humano

O problema da determinação genética da cor dos olhos

Durante as aulas de biologia, todos os professores têm que responder ao inevitável questionamento sobre como é herdada a cor dos olhos. Contudo, muitos ainda tratam de forma errada essa característica genética como um tipo de herança mendeliana simples, cuja ocorrência é influenciada por um único par de genes associados com a produção de olhos castanhos ou azuis.
É verdade que a hereditariedade de diversas características é determinada por dois alelos dos genes herdados dos nossos pais. Esses alelos estabelecem entre si uma relação de dominância e recessividade, segundo esse ponto de vista, a versão castanha para a cor dos olhos (C) seria dominante sobre a variante para a cor azul (c). A dominância, nesse caso, significaria que, se pelo menos um dos alelos para a coloração dos olhos de uma pessoa fosse C, os seus olhos seriam castanhos. Geneticamente falando, portanto, indivíduos com olhos castanhos poderiam ser ou CC ou Cc, enquanto aqueles que têm olhos azuis seriam obrigatoriamente cc.
Porém, essa explicação simplista não mostra como surge toda a imensa variedade de cores presente nos olhos e não esclarece por que pais de olhos castanhos podem ter filhos com olhos castanhos, azuis, verdes ou virtualmente de qualquer outra tonalidade. A cor dos olhos é, portanto, uma característica cuja herança é complexa (ou poligénica) que está relacionada com um trio de genes.
A definição da coloração dos olhos é um processo complexo, que depende de uma combinação de factores genéticos associados com as características do tecido fibroso e vasos sanguíneos presentes na íris. Também alguns factores epigenéticos (relacionados com a organização espacial do material genético e com as influências do ambiente nessas moléculas) determinam a cor dos nossos olhos.
A cor dos olhos varia ainda com a idade e com o estado de saúde. Em algumas pessoas, os olhos mudam de cor dependendo do humor, disposição e mesmo com a cor das roupas. No entanto, os mecanismos associados com esse processo não são bem compreendidos.
Toda esta temática continua em estudo para tentar entender todos os factores envolvidos na definição da coloração de nossos olhos. O que não deixa de causar surpresa, uma vez que essa característica atrai muito interesse público e movimenta anualmente verdadeiras fortunas relacionadas com tratamentos estéticos e reparadores, venda de produtos, etc.
No entanto, o entendimento pleno de seu fundamento biológico ainda está por ser obtido.